4.07.2014

Divã.

"Está fora de questão você morrer hoje" - frase do personagem de Louis Garrel no filme, Dans Paris.

A gente se sacrifica pra esquecer e esquece de viver tentando não lembrar. Olha o que eu fiz. Pensa no qu'eu deixei. As sensibilidades provém de uma vida de perdas, as pessoas que choram mais são as que já tiveram tudo. E as frias são essas mesmas pessoas só que no passado.

Não adianta chorar. Eu já fiz. Não adianta. Do que vale os olhos cheios e o coração vazio?

Um dia um amigo me disse que estava cansado de tanto peso, que amava seu ex-namorado e que nunca amaria nenhum homem como amou aquele, e ele então desabou de joelhos e chorou, um choro tão inconsequente que apertava os dedos trêmulos contra os olhos para parar, mas a partir daquele primeiro segundo de soluço seria certo que iria perpetuar por mais algumas frações de tempo. E ele aos prantos dizia:  Natália, quando vai passar? Eu só queria ser forte como você e saber como deixar ir, mas eu não consigo!

Sem conseguir pensar em uma resposta confortante, despejei meu desespero nos ombros cansados dele: Quanto mais você quer que a noite chegue, mais ela tarda. Assim se faz a dor. Então tenta esquecer. Disfarça. Bebe. Dança. É isso que eu faço.

Não menti pra ele. Devo ter dado o pior conselho que ele poderia receber naquela situação, mas fui sincera. É isso que faço, a dor que não cabe eu esvazio ocupando a mente com musica alta e bebida aleatória. Mas ele dizer que quer ser forte que nem a mim foi a pior fala do mundo. Alguém dizer algo que você não é e te elogiar por isso é uma das piores sensações que um ser pode experimentar, ou pior ainda, alguém te elogiar por algo que é tudo o que você queria ser e nunca conseguiu foi capaz de ser absolutamente pior.

Aí eu pensei, o que é ser forte? A gente briga uma partida de decepções tentando acertar, o forte bate apesar de tanto apanhar e consegue se dispor a tentar. Mas e se o fraco quiser tentar só que fracassar? Que me desculpe os Aurélios e Michaelis da vida, mas o fraco nunca vai ser o contrário de forte. Ele é bem mais e não merece tanto desprezo.

Compreendendo assim, não julgaremos mais os fracos, por favor! A vida é o que é por culpa de várias fatores e os motivos desses certamente nunca ficará claro, mas foi essencial pra te tornar aquilo que és. Por fim, isso foi consequência minha, foi eu quem escolhi outras alternativas baseadas em sonhos atuais, não me prendi a uma cultura sonhadora pois não acreditei nos sonhos, até porque se ás nuvens não são feitas de algodão, não significa que por elas serem feitas de água não existam mais. A caminhada só perde a graça quando você para de criar novos sonhos em cima dos antigos. Sonhos não foram feitos para serem descartados e sim, reutilizáveis.

5 comentários:

  1. Não é preciso aceitar a fraqueza de espírito o tempo todo. Nunca seremos perfeitos, como nos sonhos nossos e dos outros... Mas basta pelo menos acreditar em uma pessoa por meio minuto do que desconfiar dela por meia vida...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. não importa quantas vidas a gente viva ao lado de alguém, nunca conheceremos ela por inteiro.

      Excluir
  2. Lindo texto...

    P.s. A maturidade que ce se exnpressa é magnífica.

    ResponderExcluir
  3. É delicado e até parece fácil, mas o segredo de tudo é saber achar um ponto positivo no meio de tudo o que está passando. Independente do quão ruim possa estar, sempre haverá uma forma de superar e seguir em frente. Só é preciso colocar um pouco mais de razão, em situações adversas da vida.

    ResponderExcluir